Quem nunca teve a vontade de fazer um boneco de neve, com nariz de cenoura, ou um anjo no chão, ou então brincar de guerra de bola de neve, como nos filmes americanos. Nem todos podem viajar ao hemisfério norte, mas é possível ver neve no Brasil! Registros históricos antigos e recentes mostram que o gelo caiu por aqui em diversos anos no sul e até no sudeste do país.
Sul tem neve todo ano

Registro de 1975
Não é preciso atravessar a fronteira para ver neve. No Brasil, todo ano neva no sul. As principais cidades que recebem o fenômeno são os municípios de São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. Porém outros locais, como Porto Alegre, em RS, Curitiba e Pato Branco, no Paraná, também já tiveram registros de neve, na história.

Em 1975, Juventude e Inter de Santa Maria jogaram uma partida de futebol sob neve, em Caxias do Sul.
A primeira ocorrência de neve no Brasil com registro foi em 1816. Em 1879, a cidade de Vacaria, no nordeste gaúcho, teve mais de dois metros de altura de neve, sendo a pior nevasca do país até hoje. Mais recente, em 1957, São Joaquim sofreu com 1,30m de neve.
Nem sempre cai aquela neve espessa, que dá pra fazer bonecos e tudo mais. Porém, praticamente todo ano ao menos gelo granular cai no Brasil. A cidade gaúcha Gramado, por exemplo, tem seu principal turismo ligado às temperaturas muito baixas e à possibilidade do fenômeno.
Não passe frio! Compre um ar condicionado que aquece também! Veja modelos.
Neve no Rio de Janeiro

Neve no Rio de Janeiro virou ilustração de cartão telefônico
Algo que parecia improvável aconteceu em 1985. Apesar do frio constante em Itatiaia, no inverno daquele ano as temperaturas marcaram -15ºC, algo inédito. E com esse número, o branco começou a cair do céu e a neve no Brasil chegou ao Rio de Janeiro.
Um Estado de praia, sol e mar, ver uma paisagem europeia foi bastante impressionante. A neve fofa chegou a um metro de altura na região das Agulhas Negras.